Blog

Brasília

4 de setembro de 2014 at 14h28 / by

Semana passada, visitei o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, para ver a exposição “A experiencia da arte (Série arte para Crianças)”. Uma pena que já terminou. Fico na torcida para que venha também a São Paulo.

“Uma exposição de arte é um lugar para ver e experimentar objetos totalmente diferentes daqueles do mundo cotidiano. Eles funcionam para o pensamento, para o olhar e para o coração.”

Aqui nao é um lugar para encontrar significados. Como não se cansa de dizer o poeta Manoel de Barros: “significar limita a imaginação”- Evandro Salles (Curador).

Precisa dizer mais?

A exposição reuniu obras de sete artistas espalhados pelo CCBB, um espaço lindo. Todas  tinham alguma forma de interação, para que as crianças pudessem tocar, experimentar de fato, as obras de alguma forma.

Queria falar um pouco de cada obra que vi mas vou focar na proposta realizada no espaço do artista Vik Muniz .
Para quem ainda não conhece, Vik Muniz é um artista que costuma utilizar materiais inusitados nas suas obras (lixo, material de reciclagem, alimentos etc…).

No local de exposição, além de fotos de suas obras,  havia um espaço para oficinas em que as crianças podiam  experimentar um pouco como se da o processo de criacão de Vik Muniz em seus trabalhos.

A partir de um desenho de uma criança que é projetado em um tela no chão, os participantes montam a mesma imagem utilizando-se do material disponível na oficina (tecidos, cordas, material reciclado, etc…)

O resultado dos trabalhos das crianças estava exposto nas paredes do espaço. Por meio da página do facebook, você também pode ter uma ideia de quanta coisa linda resultou essa experiência!

Tags

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment

 

— required *

— required *